Ir para conteúdo

A matéria mais difícil em primeiro lugar


Thales Wottrich

1.223 visualizações

Olá! Meu nome é Thales Wottrich, tenho 6 aprovações em concursos e venho compartilhar algumas dicas que aprendi durante mais de 2 anos nessa "vida bandida"  rsrs

 

      Hoje quero falar sobre um assunto que envolve  produtividade, procrastinação e disciplina.


      Desde a época da escola, é comum cada pessoa ter um grupo de matérias com as quais mais se identifica. Normalmente se divide entre o pessoal que tem mais afinidade com as  "humanas"  e outro grupo que se identifica com as "exatas". Até aí tudo tranquilo. 


      A questão é que geralmente nos sentimos estimulados a estudar as matérias de que gostamos/temos facilidade em aprender. Por outro lado, tendemos a deixar de lado aquele conteúdo "difícil", que dizemos a nós mesmos "nunca vou conseguir aprender".


      Considerando um cenário de pré-edital, e tendo em vista a concorrência cada vez mais acirrada, não podemos nos dar ao luxo de não estudar alguma disciplina, sob pena de perder alguns pontos preciosos na prova.

 
      Por isso, costumo adotar a seguinte prática: A MATÉRIA MAIS DIFÍCIL EM PRIMEIRO LUGAR. Se tenho dificuldade em Contabilidade, e ela está prevista para ser estudada nas segundas, quartas e sextas, coloco-a como primeira matéria do dia. Nesse momento estarei mais descansado. Ademais, isso ajuda a evitar a procrastinação e permite cumprir a meta diária sem tantos sobressaltos.


      O raciocínio inverso também pode ser feito: deixe a matéria de que mais gosta para o fim do dia, como um "prêmio" por ter conseguido chegar até ali. Para os alunos avançados, outra dica é deixar as disciplinas que estão em "modo leitura" para o início, e aquelas em "modo revisão via questões"  para o fim do dia.


      Busque autoconhecimento, seja honesto consigo mesmo e "faça o que deve ser  feito."  A sonhada posse no cargo público será apenas uma consequência!


      Abraço e bons estudos!

  • Curtir 26
  • Obrigado! 10

6 Comentários


Comentários Recomendados

Taylane C.

Postado

Oi  Thales, eu faço praticamente isso também. Matérias que não estou tão bem e tenho mais dificuldades eu vejo com mais frequência e tento prestar muito mais atenção! Quando inicio meus estudos eu não começo pelas matérias que tenho dificuldade, pois como estudo cedinho, eu tenho que "acordar" primeiro kkk, então pego uma matéria que gosto para iniciar os estudos de forma mais prazerosa, daí depois pego as que tenho dificuldade e fecho com outra matéria que gosto. O jeito é se testar, se conhecer, assim cada um com sua particularidade vai galgando vitórias maiores.

 

  • Curtir 5
  • Obrigado! 1
Link para o comentário
Josy Morais

Postado

Está certíssimo, Thales. Também compartilho do mesmo pensamento!
Parabéns pelas suas aprovações!
Acredito tbm que o cérebro está mais apto a aprender a primeira matéria/conteúdo novo do que as demais. Espero que dê certo!

  • Curtir 2
  • Obrigado! 1
Link para o comentário

Excelete!! Concordo 100%. Obrigado pela humildade em nos dar dicas, vc é fera!

  • Curtir 1
Link para o comentário

Bom texto! Eu também costumo deixar as que tenho mais dificuldade pro início, com a cabeça fresca, e as questões pro fim do dia. Letra de lei, nem no início, nem no fim.

  • Curtir 3
Link para o comentário

Parabéns pelas suas aprovações, Thales!

Também procuro fazer assim, estudar primeiro as matérias que são mais complicadas!!!

Valeu por compartilhar conosco!

  • Curtir 1
Link para o comentário

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...