Ir para conteúdo

Estudar e viver com a renda do Bolsa Família. (Um relato pessoal)


WANDERSSON LUIS

1.079 visualizações

Olá, companheiros concurseiros!

Li quase todos os posts do blog da comunidade e aprendi muito com o relato de cada um de vocês, mas aqui quero deixar um relato da minha experiência pessoal com estudos através da ajuda do benefício financeiro do Bolsa Família.

Nasci, me criei e vivo em uma cidade do interior do Piauí (precisamente o município de União), cerca de 56 quilômetros da capital, Teresina.

Minha família sobrevive em parte do comércio ambulante autônomo (Camelô), em parte com renda proveniente do bolsa família.

Minha primeira escola foi era construída com paredes de barros e coberta com palha de carnaúba.

Toda minha vida como estudante foi escola pública e como já vocês já sabem, não aprendi muita coisa.

Até os meus 19 anos, não sabia o que era uma universidade e nem para que servia um concurso público. O acesso a informação era limitado e escasso aqui onde moro, só que o desejo de vencer na vida era enorme.

Minha mãe recebia R$ 380,00 e meu pai fazia bicos para sobreviver e arrumar dinheiro. Eles juntaram uma quantia e compraram um computador para que pudéssemos (Eu e minhas irmãs) ter acesso a informações e poder estudar, mesmo de forma capenga e sem orientação.

Pesquisei, pesquisei, pesquisei e pesquisei muito para saber o que era um vestibular, o que era e para quer servia um concurso público e passei a desejar passar, por causa das garantias e gratificações, também pelo fato de que uma aprovação faria com que mudasse a minha realidade e a da minha família.

Ainda não consegui passar para o cargo que eu quero, porque tinha pouco acesso a bons conteúdos e pessoas esclarecidas que pudesse me ajudar nessa difícil e sacrificante jornada. Porém, segui o exemplo de meu pai;

Juntei dinheiro do bolsa família, comprei um curso online com assinatura social, mas precisei de um melhor direcionamento. Por isso, comprei o curso do Prof. Diogo Moreira e estou na comunidade.

Melhorei o meu desempenho, avancei e até consegui aprovação para o cargo temporário de Agente Comunitário de Saúde, em uma prefeitura próxima daqui.

Este post é apenas um relato de que mesmo com todas as limitações e dificuldades é possível ter motivação e suportar todos os sacrifícios em busca de uma vida melhor e mais confortável.

Desejo aprovação para todos que lerem esta publicação.

Deus abençoe cada um de vocês.

Editado por WANDERSSON LUIS

  • Curtir 15
  • Obrigado! 2

7 Comentários


Comentários Recomendados

Sonia Regina Melo Vasta

Postado

Bom dia, Wandersson. Obrigada por compartilhar conosco um pouquinho da sua história. Apesar de todas as dificuldades, você mantém firme no propósito de que  através dos estudos você, tenho certeza, vai mudar a sua realidade e de sua família. 

  • Curtir 1
Link para o comentário

Parabéns, cara! Você é um exemplo de dedicação e resiliência, principais características para ser aprovado num concurso público. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Carol Anjos

Postado

Que relato lindo, Wandersson! Eu desejo que você alcance em breve a sua aprovação dos sonhos! Tenho certeza que conseguirá!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Leomar RIbeiro

Postado

Obrigado pelo relato! Essa sua primeira aprovação não será a sua última, basta continuar lutando. Persista e vença!

  • Curtir 1
Link para o comentário
José Jonas

Postado

amém, eu agradeço pelo apoio e pela experiência.

Eu atualmente sou CABO temporário na MARINHA DO BRASIL, e pelo método do Prof. Diogo fui capaz de fechar qse 8 matérias em  6 meses para auditor da Receita Federal. Mudei a rota porque ainda não tenho segurança financeira para me dedicar o tempo que for preciso para um concurso grande como este.  Estudei também para a PF enquanto estava no curso de formação da marinha(cerca de 2 meses no final do dia e com o barulho dos companheiros de bordo), e consequentemente qse fiz o mínimo, enfim o que eu quero compartilhar é que apesar dos meus erros aqui de português eu fui capaz de ter toda essa experiência, não vim de escola particular, não tenho ninguém para me espelhar, eu simplesmente fui e depois de um tempo eu vi que não era tão difícil assim, afinal aquilo que é difícil fica fácil e assim as coisas vão criando forma e quando você vê eu que pensava '' nossa tenho que estudar português e naval (2 matérias) QUANDO EU VOU TERMINAR ISSO!?'' depois de um tempo fui capaz de me dedicar a  um concurso de 14 matérias que de inicio fechei 8 em 6 meses estudando 6 hrs líquidas por dia. Parabéns a vc que está aqui na jornada de concurseiro que apesar de parecer chata, chega uma hora que começa a ser gratificante e vc se torna menos ignorante e sai da curva da massa de manobra E ENXERGA O MUNDO BRILHANTE QUE É O ESTUDO (QUE NADA MAIS É QUE A VALORIZAÇÃO DE MUNDO. UM ABRAÇO GALERA. Bora vencer. Lance o teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Juliana Quintino Rocha

Postado

Wanderson que relato forte...

Agradeço a você por compartilhar sua trajetória de garra e força, você é um guerreiro... Relatos assim me motivam a continuar no caminho e a não desistir... Eu estudo a 8 meses para o cargo de Auditor da Receita Federal, a caminhada não tá fácil, mas a luta é assim e sei que vou chegar lá! Gratidão por compartilhar conosco sua história!

Link para o comentário

Wanderson, você é mais uma comprovação da importância e necessidade da política de transferência de renda, que muitos brasileiros demonizam e rejeitam. Desejo imensamente o seu sucesso no mundo dos concurso. Certamente você irá muito longe.

Link para o comentário

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...